segunda-feira, 9 de agosto de 2010

O tesouro na gruta

Márcio estava brincando com seu cachorro no sótão da sua nova casa, quando viu um baú muito antigo. Ressabiado, ficou olhando por um longo tempo. Tomou coragem e abriu o baú lentamente. Curiosamente, havia poucos objetos em relação ao seu tamanho. Mas, o que chamou mais a atenção de Márcio, além daquela linda bússola, foi um pergaminho. Desenrolou aquele documento e ficou espantando, pois viu que se tratava de um mapa, escondendo algum tipo de tesouro. Muito entusiasmado, começou a decifrar, imaginando como seria ser um pirata, comandando a sua própria tripulação, tendo compromissos, desafios e lutas...
Foi então, que sua mãe chegou ao porão e, vendo o filho com o pergaminho nas mãos, perguntou:
- Filho, o que está fazendo?
- Achei isso dentro desse baú, parece um mapa, contém informações de algo escondido. Esse desenho me parece uma estrada, essa rocha, parece a que fica perto da igreja e...
Foi quando a mãe interrompeu o menino e foi fechando o baú.
- Quem mandou você mexer em coisas que não é chamado, Márcio? Esse baú é uma velharia, que minha mãe chama de “herança de família”. Ela sempre falava que tem esperanças em algo que eu nunca entendi. Mas isso não diz respeito a você. Agora vá para o seu quarto, e não mexa mais...
O filho interrompe a mãe e diz:
- Mãe, isso pode ser algum mapa de um tesouro escondido. Pode ter muito dinheiro...
- Filho, você está vendo muitos desenhos animados. Assunto encerrado! Agora vá para o seu quarto.
O filho, não querendo acreditar no que a mãe fala, sai correndo para seu quarto. No meio da noite, pega o mapa e a bússola no baú, escondido no porão.
Em seu quarto, ele começa a estudar o mapa, onde seria aquele lugar que indicava e como procurar. Depois de horas procurando, descobre que estava enganado sobre ser perto de onde moravam, mas sim de uma gruta que fica pouco menos de 100 km de sua cidade.
No dia seguinte, conta a sua mãe o que descobriu. Então sua mãe responde:
- Esqueça essa história, meus avós nunca preocuparam comigo, isso só se trata de velharias.
Márcio, disposto a encontrar o tal tesouro, não ouve sua mãe. Encontra com seus amigos, conta sobre o mapa e sobre o suposto tesouro, e diz dividi-lo caso o encontrassem.
- Está decidido, amanhã ao amanhecer iremos para a gruta. - Disse Márcio. Todos assentiram e foram pra casa.
No dia seguinte, Márcio sai escondido de casa a caminho da gruta. Ao chegar perto de onde indicava a gruta, não sabendo exatamente para onde ir, começa a pensar em o que fazer. Até que um de seus colegas avista uma paisagem parecida com a do mapa e adentram pela gruta. Com a ajuda da bússola, seguem as coordenas indicadas no mapa, cada vez mais adentro. Após algumas horas, encontra o local onde estava indicando o tesouro, em meio a alguns pedaços de rocha.
Entusiasmado, Márcio retira um pequeno baú em meio às rochas, e ao abrir não encontra exatamente o que pensava. Havia apenas uma folha de pergaminho dobrado escrito: “Não revelar a ninguém”. Decepcionado, Márcio joga o pergaminho de lado e senta no chão, quando sente uma picada no braço, mas não deu muita importância.
O amigo de Márcio pergunta:
- O que foi?
- Algum bicho me picou, mas estou bem. - Diz Márcio.
- O que tem no baú? - insiste o colega.
- Minha avó sempre falava que havia um antigo tesouro de família que havia se perdido ao longo dos anos. Mas eu nunca soube nada sobre receita alguma, pensei que fosse um tesouro escondido, não um pedaço de pergaminho que não vale nada.
- Não fique assim, imagine como seus familiares vão ficar contentes em saber que você recuperou uma receita perdida da família? Que essa receita não foi perdida para sempre. Você é um herói agora, o dinheiro não é tudo. O que importa é que você realizou o sonho de sua avó.
Márcio, se sentindo um pouco melhor, pega o baú com a receita de sua família e volta para casa com seus amigos.
Ao chegar, sua mãe já muito preocupada pergunta:
- Onde estava?
Márcio conta toda a história, quando sua mãe diz:
- Aquele mapa não era uma velharia? Estamos ricos? - Diz a mãe impressionada.
- Não mãe, lembra da história que a vovó contava sobre um velho tesouro perdido? Tratava-se de uma receita que se passava de geração pra geração, mas se perdeu quando um de nossos antepassados escondeu a receita em um local misterioso. Mas a vovó nunca perdeu a esperança de que o tesouro fosse encontrado. - Diz Márcio.
- Então foi por isso que você quase me matou de preocupação? Por causa de uma receita?
- Não, pensava que era um tesouro em dinheiro, mas agora que sei que esse era o tesouro que meus antepassados guardavam, estou feliz por reencontrá-lo e poder passar para a minha geração. E enfim realizar o desejo da vovó.
Então a mãe reflete sobre a situação e concorda com seu filho.
Três dias após a chegada, Márcio passa mal com uma infecção no braço devido à picada na gruta. A cada dia Márcio piora, e acaba morrendo. Sua família fica arrasada, principalmente sua mãe, por pensar que aquela viajem fez com que ele morresse.
Então a mãe decide passar a receita para as seguintes gerações. Com o passar do tempo, ela vai perdendo a culpa de não ter acreditado em sua mãe, e fica feliz por Márcio ter recuperado a felicidade da família. Passam-se anos e nunca mais se perdeu o tesouro da família de Márcio.

Gustavo Cirino - 203

Nenhum comentário:

Postar um comentário