sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Memórias de uma guerra

Márcio estava brincando com seu cachorro no sótão da sua nova casa, quando viu um baú muito antigo. Ressabiado, ficou olhando por um longo tempo. Tomou coragem e abriu o baú lentamente. Curiosamente, havia poucos objetos em relação ao seu tamanho. Mas, o que chamou mais a atenção de Márcio, além daquela linda bússola, foi um pergaminho. Desenrolou aquele documento e ficou espantando. Nele havia relatos espantosos de seu avô que lutou na guerra do Vietnã bravamente contra os vietcongues.
Lá continha relatos sobre sua primeira missão em Hanói, nas montanhas, quando ele tinha descido do helicóptero e partido para o combate ao lado do tenente coronel Arthur. Ele lutou bravamente, defendia a companhia (alfa brava) com objetivo de destruir todos os alvos táticos terrestres inimigos.
Seus soldados começaram a morrer, e assim começou a sua história com duzentos soldados enfrentando o inimigo, que estava em número bem maior, e em território desconhecido lutou bravamente, mas sentia-se abatido ao lembrar-se da família daqueles homens que morreram em campo.
Mas a parte mais impressionante dessa história estava no final quando seu avô, a uma semana de voltar para casa, perdeu-se nas montanhas, fugindo do inimigo. Foi quando encontrou um refugiado da guerra, moribundo, que lhe deu um pergaminho e lhe disse: escreva sua historia. Após alguns dias, foi socorrido por um helicóptero e retornou para casa onde escreveu no pergaminho sua história e guardou num baú para as gerações futuras.

Arthur Soares - 203

2 comentários:

  1. uma historia de lute é sempre dolorosa , queria encontrar esse pergaminho para saber o que esta escrito.

    Poliana 207

    ResponderExcluir
  2. Um conto bem elaborado e com um final um pouco intrigante pois se pararmos para imaginar como seria se todas as pessoas escrevessem suas histórias seria muito legal e as futuras gerações não se prenderiam em coisas banais

    ResponderExcluir