terça-feira, 17 de agosto de 2010

Mudando para casar

Pablo e Mary haviam acabado de jantar, quando a campainha tocou. Foram atender e um estranho casal que estava na porta, já os cumprimentando e entrando pela sala. O homem tirou de um bolso do paletó um mostruário, que passou para a sua mulher, e uma pasta do outro bolso. Espantados, Mary foi logo sendo abordada pela senhora e seu mostruário, e Pablo vendo aquela pasta recém-saída de um bolso se abrir diante dele ficou espantado, e o estranho homem começou a fazer várias perguntas:
- Vocês vão mesmo se casar? Quando? Onde?...
A mulher dele logo mostrou o mostruário de viagem para Mary. Mas Pablo, muito desconfiado, mandou o casal ir embora.
Pablo não sabia, mas aquele casal suspeito tinha ido lá a mando de suas primas Nanda e Lena, que não estavam acreditando que o seu primo e melhor amigo ia se casar, pois Pablo tinha uma fama enorme de pegador, ficava com várias mulheres ao mesmo tempo e, além disso, era muito irresponsável. Nanda e Lena não conseguiam imaginar Pablo subindo ao altar da igreja.
Um dia antes, na casa de Pablo, ele deu um jantar para a sua família para falar que ia se casar com Mary. Por isso, Nanda e Lena mandaram o casal ir à casa de Pablo, mas não deu certo. Então, as duas resolveram ir lá na casa de Pablo para fazê-lo desistir desta história maluca de se casar.
Chegando lá, Pablo não estava em casa, e Tina, a mãe de Pablo e tia das duas, ficou conversando com elas. Nanda já foi reclamando:
- Tia, mas como assim, não foi sério o que o Pablo falou, não né?
- Ah, Nanda, eu não sei de mais nada. Cheguei a pensar que era brincadeira, mas agora já tô até acreditando. - Falou Tina.
Ficaram discutindo um bom tempo sobre como o Pablo era imaturo para se casar, até que ele chegou.
- Bom dia, minhas queridas. - Falou Pablo com as meninas.
- Bom dia, nós viemos aqui para falar com você, e é muito sério.
Lena começa o assunto logo falando:
- Você não vai mesmo se casar, não é meu querido?
- Como assim. - Pergunta Pablo e já respondendo. - Claro que vou, eu AMO a Mary.
- Não, não, não, não, você “AMA”? Ah, Pablo, vamos combinar. Você então a “ama” e mais milhares. - Diz Nanda encabulada.
- Que isso, Nanda. É verdade.
- Ah, para! Todos estão cansados de saber que você sai com várias ao mesmo tempo.
- Mas com ela é diferente. - Pablo tenta explicar.
As meninas resolveram ir embora para não discutirem com Pablo, pois elas gostavam muito da amizade dele. Elas saíram até aliviadas, pois sabiam que Tina também não concordava com esta história de casamento. Elas resolveram procurar a tal de Mary, que por sinal não gostava muito de Nanda. Lena convenceu Nanda de ir sozinha para conversar com Mary. Chegando ao apartamento dela, ela estava de saída, mas Lena falou:
- Olha, preciso falar com você.
- Bom, vai demorar? Porque tenho que fazer um trabalho de faculdade.
- Bom, não vai demorar não, mas se for o trabalho que espere.
- Então fala Lena, o que foi?
Lena até tentou ser discreta para falar, mas não deu muito certo não.
- Olha, você sabe que o meu primo não é homem de uma mulher só. Então, que história é esta de se casar com ele?
- Lena, eu estou mais do que apaixonada pelo Pablo e ele por mim. Eu confio nele e sei que ele é fiel a mim.
- Ah, para. Fala qual é o seu interesse em casar. Não. Nem me diga que é só porque ele é rico? Ah, nem me responda que eu sei. É, agora que caiu a ficha, você é uma interesseira.
- Não é nada disso. Eu gosto dele sim. E como você vem aqui na minha casa para falar isso, já até sei foi a Nanda que falou isso com você. Pois saiba que Nanda só tem birra comigo porque já namorei um ex-namorado dela.
- Eu sei muito bem desta historia, mas a questão agora é outra, você só quer se casar para ficar rica.
- Olha, eu já falei e agora vou gritar: EU O AMO e é a mais pura verdade.
- Bom, pelo menos já descobri o que você quer com o meu primo. Agora vou embora.
Lena chega em casa e conta como foi a “conversa” com Mary e fala que Mary é uma interesseira. As duas já não concordavam, agora elas não “aceitavam”. É que quando seu avó morreu deixou uma fortuna enorme para os netos. Por isso Pablo estava financeiramente seguro. Realmente, a fortuna era muito grande. Por isso e pelo fato de Pablo ser um galinha, que elas não acreditavam que isso ia dar certo. E falaram para toda a família que Mary era uma interesseira.
Nanda e Lena sempre tiveram tudo o que queriam, e elas achavam que poderiam controlar a vida dos outros do “jeito que elas achassem melhor”.
O problema é que às vezes nós queremos que tudo seja do nosso jeito, e achamos que do “nosso jeito” tudo seria bem melhor. Aos nossos olhos, realmente é tudo bem melhor. Bom, a maioria das pessoas já deve ter pensado: “se o mundo fosse do meu jeito seria bem melhor”. Isso é fato, mas as outras pessoas também têm seus pontos de vista e acham que o que elas fazem é o melhor. Por isso, não devemos julgar ou muito menos brigar com as pessoas apenas porque achamos que o nosso “melhor” é melhor que o delas. Tem vezes que este “achamos” nosso, pode não ser o melhor.
Mary realmente estava gostando muito de Pablo, apesar de saber todos os seus defeitos, “aliás quem não tem defeitos, não é?”. Mas ela não imaginava que iria gostar tanto dele assim, e ela sabia que poderia mudá-lo. Bem, ele já estava mudando. Pablo já era outra pessoa.
Mas Nanda e Lena só estavam pensando agora em um jeito de acabar com o casamento. Já tinham até um plano em mente.
Mas elas não sabiam que Pablo estava realmente mudando por causa de Mary. Depois que ele começou levá-la a sério, ele parou de sair com as outras mulheres. Mary tinha uma, ou melhor, várias coisas que chamava a atenção de Pablo, mas uma delas era o fato dela ser mais quieta e reservada. Todas as vezes que ela namorou tinha sido sério mesmo. Isso encantava Pablo, pois era a primeira vez que ele estava namorando sério.
O tempo estava passando, Pablo e Mary estavam cada vez mais apaixonados um pelo outro. Os preparativos do casamento estavam quase prontos. Os convites já tinham sido entregues. Vitor, irmão de Pablo que morava no Canadá, já tinha até chegado, aproveitando que o seu irmão ia se casar para vir ficar uns tempos no Brasil.
Nanda e Lena tentam deixar Vitor contra Pablo, mas Vitor estava até gostando desta história do seu irmão se casar. Ele acreditava que assim Pablo ia tomar responsabilidade. As duas discordavam e continuavam bolando um plano para acabar com o casamento.
Passam dias e dias e finalmente chega a véspera do casamento. As meninas tinham passado este tempo todo sem falar com Pablo, ele também numa correria toda nem parou para dar um telefonema para elas. Elas resolveram ainda que uma delas ia conversar com o Pablo antes de tomar qualquer atitude drástica. Nanda resolveu ir. Lena só falou para Nanda não perder a cabeça, e conversar com ele numa boa.
Nanda foi à casa de Pablo. Ele não estava e tina falou:
- Nanda, ele foi à costureira ver os últimos acertos no terno.
- Nossa, tia. E aí? Como você tá? Sabendo que é amanhã o casamento.
- Ah, já até estou aceitando mais. Eu não posso fazer nada se ele gosta dela. É melhor que a leve a sério mesmo, né.
Nanda pegou o endereço da costureira e foi pra lá. Quando chegou, ele estava bem experimentando o terno.
- Nossa primo, como você está lindo.
- Nanda, que surpresa, quanta saudade.
Ele corre e dá um abraço apertado nela.
- Nanda, e Lena, como está?
- Ela está bem.
- Nossa, vocês duas sumiram. Eu queria tanto que vocês me ajudassem com os preparativos, a Lena é ótima em decoração. Vou até ligar para ela dar um pulo lá no salão, para ela dar uns palpites de como está ficando. Ela não tá muito ocupada não, está?
- Não.
- Nossa, o que foi Nanda? Você não parece estar muito bem.
- Olha, Pablo. Eu estou precisando conversar com você.
- Bom, então vamos almoçar e nós conversamos.
Chegando ao restaurante, Nanda só pediu uma água enquanto Pablo como sempre pediu um monte de comida.
- Nossa, Nanda. Você está me preocupando.
- Olha, Pablo. Você sabe que eu gosto de montão de você, mas eu e a Lena não concordamos com você se casar, você sabe. Esta tal de Mary só que o seu dinheiro.
- Que isso, Nanda. Você tá doida?
- Não estou não, você é que está querendo se casar.
- Poxa! Eu pensei que vocês duas, como minhas grandes amigas, fossem me apoiar. Isso é tão importante pra mim.
- Mas como apoiar você? Você tá hipnotizado por aquela falsa.
- Que isso. Você não deve estar falando da Mary.
- Eu estou sim. E você tem que desistir deste casamento.
- Nossa, mas você nem deu a oportunidade de conhecer a minha noiva direito.
- Ah, eu tive sim, e da primeira vez que eu a vi, ela estava ficando com um ex-namorado meu.
- Não é bem assim, não. Olha, Nanda. Eu fico muito triste em saber que você está sendo tão cabeça dura assim, e nem deu a oportunidade de saber o quanto eu gosto dela e ela de mim.
- Para, Pablo. Chega, isso não vai dar certo. Desiste disso, ainda está em tempo.
- Nanda, eu não vou desistir de casar com a mulher que eu AMO.
- Chega, eu vou embora.
Nanda vai para casa super irritada.
Pablo fica decepcionado com suas primas. Elas estavam sendo tão egoístas, pensando apenas no que elas achavam. Nem sequer perguntaram se ele estava feliz.
Tem vez que apenas um gesto, um olhar, até mesmo algumas palavras servem para magoar uma pessoa, e aquilo fica por cima de tudo de bom que você já passou com ela. Às vezes, por nós achamos que estamos certos deixamos um simples ato desses magoar o próximo. Enquanto deveríamos ver o outro lado, nos colocar no lugar das outras pessoas, para vermos que nem sempre nós é que estamos certos.
Pablo pensa, repensa e pensa de novo e acha melhor ligar para as primas, pois ele gostava tanto das duas e também gostava de Mary. Ele gostaria muito que as duas estivessem no casamento, melhor se possível como madrinhas, mas ele já tinha tirado isso de mente depois da conversa com Nanda. Ele agora só queria que elas estivessem lá e o apoiassem assim como todos. Ele pegou o telefone e ligou.
Lena atende:
- Alô!
- Lena, que bom que você atendeu. Queria muito falar com você. A Nanda esteve comigo hoje e eu fiquei muito triste ao saber que vocês não concordam com o casamento.
- Não me diga você desistiu? Que bom.
- Ah, poxa, Lena. É claro que não. Nossa, não fala assim que você me deixa triste. Eu gostaria tanto que você, ou melhor, vocês estivessem lá amanhã.
- Nossa, Pablo. Poxa digo eu. Você sabe que ela não é mulher para você.
- Que isso, eu não sei disso não. Eu sei muito bem que ela é mulher pra mim, e se tem alguém errado nesta história sou eu. Talvez eu não seja homem para ela.
- Nossa, Pablo.
- Ai, Lena. Eu gostaria que você entendesse, gostaria de compartilhar a minha alegria com você e com a Nanda. Mas vocês, hein!
- Pablo, não se preocupe. Durma bem. Pode deixar que eu e a Nanda vamos estar lá sim, e melhor, vamos ser as primeiras a chegar.
- Lena. É serio mesmo, né?
- É. Eu já falei, nós vamos estar lá.
- Hum. Espero que vocês vejam o quanto eu estou feliz com ela.
Chega o dia do casamento, Pablo estava tão feliz, nem estava acreditando que ira se casar. Tina, sua mãe, estava feliz vendo que seu filho estava tomando juízo. A igreja estava linda, cheia de amigos e parentes. Ele ia se casar só na igreja, pois tinha havido um imprevisto no cartório. Mas estava de bom tamanho para eles.
Pablo estava lindo lá na frente, Nanda e Lena já tinham chegado e estavam sentadinhas bonitinhas só esperando. Lena estava um pouco arrependida, estava tudo tão lindo.
Mary chega linda na igreja com um sorriso que demonstrava toda sua alegria.
A cerimônia estava perfeita até que chega na porta Carla.
- Pablo, como você pode fazer isso comigo?
A igreja inteira se espanta.
Carla era uma das mulheres da vida de Pablo. Pablo já tinha até prometido casamento para ela, bem e para várias outras.
Mary olha para Pablo com um olhar “o que é isso?”.
- Pablo, como você pode estar se casando se você prometeu que iria casar-se comigo. - Falou Carla na porta da igreja.
Todos olham como “já era previsto”. Nanda sorri para Mary com aquele olhar “eu venci”.
Pablo tenta explicar:
- Mary, eu quero me casar apenas com você.
- Ah, e eu que estou aqui na porta, há pouco tempo queria se casar comigo também. - Falou Carla.
- Isso mesmo. Há um tempo. Agora eu só quero me casar com a Mary. - Pablo fala sem entender direito.
Nisso, aparece mais quatro mulheres atrás de Carla, todas ex-namoradas de Pablo. Foi uma confusão total.
Mary fica super furiosa. Não quis ouvir mais nada. Saiu da igreja empurrando as mulheres que estavam na porta, entrou em um carro e foi embora.
Pablo fica desesperado ao ver Mary ir embora. As pessoas que estava na igreja ficaram inquietas ao ver aquela cena.
E Nanda não perde tempo, vai lá na frente e diz com todas as letras demonstrando satisfação.
- Bom gente, NÃO VAI HAVER MAIS CASAMENTO. É melhor todos irmos embora.
- Que isso Nanda, eu vou me casar sim.
- A noiva já esta longe. - Fala Nanda sorrindo.
Foi uma confusão total, todas que estavam na porta estavam querendo se casar com o Pablo. O povo já tava tudo indo embora. Pablo não acredita no que estava acontecendo. Lena vai até ele para conversar:
- Calma, Pablo. É melhor vocês não se casarem.
- Lena, você não está entendendo. Acabou de sair naquela porta a mulher que eu amo.
Lena ri muito.
- Qual daquelas.
- Não é hora para brincadeira. É sério, me entenda Lena. Poxa, eu mudei tanto depois que eu a conheci. Você ainda não percebeu porque sequer deu oportunidade de ver o quanto eu gosto dela. Agora acho que ela nem vai olhar na minha cara.
- Vai ser melhor. - Fala Lena arrependida.
- Melhor nada. Você e a Nanda sempre foram minhas amigas. Agora quando eu quero um apoio, no dia do meu casamento, vocês... ah, deixa pra lá.
Lena não se cabia dentro da roupa de tanta vergonha e arrependimento. Ela queria muito que Pablo fosse feliz, ela achava que seria melhor ele não se casar, mas depois de ver o quanto ele estava triste. Ficou sentindo uma culpa enorme. Naquela hora, ela viu que Pablo realmente tinha mudado. Viu ali que estava perdendo uma fase muito importante na vida de um amigo e principalmente estava perdendo a amizade dele.
Arrependida, Lena vai conversar com Nanda para convencer ela a mudar a história e deixar seu primo ser feliz. Era melhor ficarem do lado dele e apoiarem aquele casamento.
Embora parecesse tarde, “Nunca é tarde para mudar o hoje, para que o amanhã seja melhor”. Às vezes não queremos mudar uma opinião e aceitarmos que nós estamos errados. Mas tem hora na vida em que temos que aprender a pedir desculpas e aceitar que o mundo não gira apenas em torno se si próprio.
Não foi nada fácil convencer Nanda a mudar de opinião, mas Lena conseguiu, e Nanda enxergou que era melhor para Pablo.
Passando um dia daquela situação, as duas foram procurar Mary, e contar que era culpa das duas o fato daquela confusão. Mary não acreditou muito, mas Lena a convence de que realmente Pablo não tinha mais nada com aquelas mulheres. Mary fica comovida. E até mesmo surpresa ao ver que Lena e Nanda estavam ali diante dela se desculpando. Lena ainda fala:
- É pelo amor que nós temos ao nosso primo que estamos aqui, e queremos vê-lo feliz.
Nanda completa a frase:
- E com você ele estava muito feliz.
Bom, tudo se acerta, já estava marcada a nova data para o casório. Desta vez, Nanda e Lena estavam lá ajudando com tudo e, melhor de tudo, elas aprenderam “algumas” coisas com esta história. Bom, pelo menos uma coisa !!!
- Tudo não precisa ser do nosso jeito para ser o melhor.
Assim tudo pode ser diferente.

Hellen - 203

Nenhum comentário:

Postar um comentário